Exponencial Exponencial
Exponencial Exponencial
  • Crédito e empréstimo

    Em linha com estratégia de expansão, Creditas adota consignado

    O mês de setembro iniciou com grandes novidades para a Creditas. Além de atingir a marca de 1 000 funcionários, a
| Atualizado em: 11/09/2019

Seguindo os planos pós aporte, fintech entra no mercado de empréstimo consignado privado e reforça foco em crescimento

O mês de setembro iniciou com grandes novidades para a Creditas. Além de atingir a marca de 1 000 funcionários, a fintech, que é a principal plataforma online de crédito com garantia do Brasil, anunciou a aquisição da startup de empréstimo consignado Creditoo. 

A união das empresas foi anunciada após a Creditas ter sido contemplada com um aporte de 231 milhões de dólares, liderado pelo fundo japonês SoftBank. Desde então, as metas de crescimento da companhia ficaram ainda mais ousadas: investimento em soluções tecnológicas, contratação de novos talentos e oferta de novos de produtos – desenvolvidos internamente ou incorporados por meio de aquisições de players especializados – estão entre as ações da empresa. 

Com a adoção do consignado, que passou a ser oferecido ao final de agosto, a Creditas reforçou a ação da empresa em ampliar o portfólio para atingir novos mercados, consumidores e viabilizar o acesso ao crédito mais saudável no Brasil, com juros menores – atualmente, modalidades como o cheque especial e rotativo do cartão somam, por ano, 320,9% e 299,8%, respectivamente.

Assine a Newsletter Creditas!

Receba conteúdos exclusivos dos nossos especialistas em finanças

A Exponencial agradece o seu contato \o/

Favor preencher todos os campos

Empréstimo consignado e oportunidades de crescimento 

Fundada pelo espanhol Sergio Furio como BankFacil em 2012, a Creditas nasceu com o propósito de reduzir as taxas de juros do empréstimo no Brasil; reestruturar o endividamento e inadimplência das famílias; e auxiliar brasileiros a realizarem seus projetos de vida.

Ao incorporar a tecnologia e expertise do empréstimo consignado, a companhia passa a atender públicos mais diversos, como os trabalhadores em regime CLT de empresas privadas – que atualmente representa cerca de 10% do mercado de consignado.

Em 2018, por exemplo, a Creditoo concedeu 15 milhões de reais em empréstimo. A união com a Creditas, porém, aumenta a perspectiva de crescimento desse volume em 10 vezes para os próximos 12 meses – principalmente pelo fato do mercado do crédito consignado movimentar mais de 300 bilhões de reais no país.

Ramires Paiva, cofundador da Creditoo e atual vice-presidente de Crédito Consignado da Creditas explica que, além da compatibilidade cultural, a natureza dos produtos tem semelhanças que simplificaram a fusão das companhias. 

“A Creditas já trabalhava com as garantias de imóvel e veículo, e o consignado segue a mesma linha: o salário do colaborador é a garantia na operação”, afirma. “No final das contas, esse é o fator que nos permite reduzir a taxa de juros, e ter isso em comum facilita muito”, acrescenta. 

Compra estratégica: foco em juros baixos 

Embora esteja entre as modalidades de crédito mais saudáveis, o empréstimo com garantia ainda não é muito popular no Brasil, e abrange uma modesta fatia de 15% do mercado, movimentando cerca de dois bilhões de reais ao ano. 

Furio acredita que, para tirar o brasileiro do mau endividamento, esse número precisaria se multiplicar. “A gente adoraria que nos próximos dez anos a emissão [de empréstimo com garantia] girasse em torno de 40 bilhões de reais ao ano. É o que acreditamos que tenha que ter no Brasil, e isso aceleraria o crédito de melhor qualidade”, comentou em entrevista recente ao portal Exponencial

Para ele, tornar a Creditas mais conhecida no mercado é a chave para chegar a essa realidade, e ampliar o portfólio é uma das estratégias fundamentais escolhidas pela empresa. A oferta de empréstimo consignado, mais popular do que as outras modalidades de crédito com garantia, representa um grande passo nesse sentido. Mas, Sergio pretende não parar por aí. 

 “O que nos impede de chegar lá é o fato de hoje não operarmos com empréstimos que o brasileiro conhece mais, como financiamento de carro e casa, por exemplo”, declarou. “Por isso, vamos entrar nesses dois produtos e passaremos a operá-los também. Nosso objetivo é usar esses produtos mais populares para tornar o empréstimo com garantia mais conhecido”, revela o CEO. 

Postado por Flávia Marques

Repórter do Portal Exponencial, jornalista e curiosa. Gosta de observar, absorver e, diariamente, dividir o que aprende escrevendo.
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Recentes

Como comprar um imóvel? Saiba o que avaliar antes da aquisição
Como comprar um imóvel? Saiba o que avaliar antes da aquisição
Consórcio de carros: descubra quando é uma boa opção
Consórcio de carros: descubra quando é uma boa opção
Melhor empréstimo: como comparar e escolher o ideal para você
Melhor empréstimo: como comparar e escolher o ideal para você
Veja mais