Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Projetos

Construcard da Caixa viabiliza crédito para reformar o imóvel

Escrito por Revista Creditas em 11.08.2017 | Atualizado em 21.05.2019

  • 0 Likes

Durante o planejamento para fazer uma reforma no imóvel é necessária uma busca por opções para financiar o projeto. O Construcard é uma das alternativas para quem está sem dinheiro e busca uma forma de viabilizar a obra.

O cartão, da Caixa Econômica Federal, é uma modalidade de financiamento para construção e reforma bastante conhecida no mercado. Este produto permite financiar a compra dos materiais de construção necessários para a realização da obra.

[hubspotemdeb title="Assine a Newsletter Creditas!" subtitle="Receba conteúdos exclusivos dos nossos especialistas em finanças"]

Como funciona o cartão Construcard?

Essa é uma espécie de financiamento no qual a Caixa divide o processo em duas fases, utilização e amortização.

A primeira fase corresponde às compras de materiais de construção e demais itens que veremos abaixo. O Construcard é utilizado na loja como se fosse um cartão de crédito. O dinheiro é disponibilizado e essa verba é usada no período de compras, que vai de dois a seis meses. Durante esse tempo, o cliente não começa a pagar o saldo devedor ainda. Ou seja, ele paga apenas os juros dos valores utilizados.

A próxima fase é a quitação da dívida. As parcelas do financiamento são pagas só depois de acabar o prazo de compras. Todo mês, o débito será descontado diretamente da conta-corrente do cliente. O sistema utilizado é a Tabela Price, isso significa que o valor das parcelas será igual até quitar o financiamento.

Além disso, é necessário colocar alguma garantia na operação. O banco aceita alienação fiduciária de automóvel, caução de depósito, aplicação financeira ou alienação fiduciária de imóvel. Como nos empréstimos com garantia, os bens alienados melhoram as condições de pagamento. Isso permite à Caixa oferecer prazos até 240 meses com taxas de juros a partir de 2,5% ao mês.

>> LEIA MAIS: Como funciona o empréstimo com garantia

 

Quem pode contratar?

O Construcard pode ser feito por pessoas físicas, correntistas da Caixa Econômica Federal e maiores de 18 anos ou emancipadas. Além disso, é necessário que a pessoa seja aprovada nas avaliações de crédito.

 

O que pode ser comprado com o cartão?

O financiamento pelo Construcard foi desenvolvido para ampliar o crédito de quem necessita comprar materiais de construção. Tais como telhas, tijolos, pisos, janelas, além de toda a parte de pintura. No entanto, o programa foi ampliado. Também é possível comprar caixa d’água, piscina, móveis planejados, sistemas de geração solar e iluminação para o imóvel.

 

Onde utilizar 

O cartão Construcard pode ser utilizado em mais de 85 mil lojas credenciadas com a Caixa. Todos os estabelecimentos conveniados e que aceitam o benefício estão no site e a consulta pode ser feita clicando aqui.

 

Como fazer 

Se o cliente possui os requisitos básicos, deve ir a uma agência da Caixa com os documentos necessários. É necessário CPF, Carteira de Identidade, Comprovante de Residência e Comprovantes de Rendimento. No caso da necessidade de avalista, também é fundamental apresentar a documentação da pessoa. A documentação será utilizada para o banco realizar a avaliação cadastral e a análise de crédito.

Se aprovado na análise de crédito, serão solicitados os documentos específicos às garantias da operação. No caso de garantia de imóvel, é preciso apresentar certidão de IPTU, certidão de ônus da propriedade, dentre outros. Se confirmar a aprovação, já é possível assinar o contrato e receber o cartão Construcard imediatamente.

Então, basta desbloquear o cartão no dia seguinte a assinatura de contrato e começar a utilizá-lo.

 

Simulador Caixa

A Caixa possui um simulador para informar sobre prazos e condições de pagamento. O cliente consulta pelo site e no final descobre qual o melhor produto da Caixa para ele.

Quanto maior o relacionamento com o banco, melhores e mais baratas serão as condições de pagamento. Após a simulação, basta ir até a uma agência da Caixa e dar continuidade ao processo.

A simulação é bastante importante para que o cliente consiga avaliar todas as possibilidades e comparar taxas e valores. Existe a facilidade de simular diversos valores para descobrir qual é o melhor produto disponível para a situação.

Confira como fazer a simulação:

1 - Escolha no site entre as opções:

  • Pessoa Física ou Jurídica
  • Qual tipo de financiamento você deseja?
  • Em qual das categorias listadas o imóvel se enquadra?
  • Qual o valor da obra e o valor aproximado do imóvel?
  • Em qual cidade está localizado o imóvel?

2 - Complete com as informações pessoais:

  • CPF
  • Número de celular
  • Renda bruta familiar mensal
  • Data de nascimento do comprador

3 - Escolha a forma de financiamento mais adequada:

Na próxima tela deve aparecer todas as formas de financiamento disponíveis para o perfil do cliente. O sistema apresenta as informações de pagamento, parcelamento e taxas de juros para que seja possível escolher.

Existe a chance de que nenhum produto Caixa esteja disponível para o consumidor. Neste caso, vai aparecer na tela que nenhum produto foi encontrado para o perfil indicado.

 

Posso utilizar o FGTS para construção?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, popularmente conhecido como FGTS, é bastante utilizado para a compra de imóveis. Além disso, também pode ser usado para a construção de propriedade residencial.

No entanto, não é possível utilizar os valores do fundo para quitar o financiamento do Construcard. A confusão é comum, já que o FGTS é usado no financiamento habitacional da Caixa. Apesar de serem ligadas ao mercado imobiliário e pertencerem ao mesmo banco, as linhas de crédito são diferentes.

 

Resumindo: o Construcard vale a pena?

Se a ideia for compra de material de construção para a reforma do imóvel, o Construcard é uma boa alternativa. O modelo de pagamento é semelhante ao consignado, que desconta direto do holerite. A diferença é que neste caso, a parcela é debitada da conta-corrente. Isso proporciona comodidade, já que também é possível consultar saldos e extratos pela internet.

As principais desvantagens são a impossibilidade de pagar mão de obra, arquitetos e móveis não planejados. Também há o risco de o estabelecimento não aceitar o pagamento.

Contudo, existem outras formas de financiamento para reforma que podem ser tão boas ou melhores do que o Construcard. Algumas dessas modalidades permitem o pagamento de serviços, pois transferem o dinheiro para a conta do cliente. Com o Creditas Reforma, por exemplo, é possível pagar todos os custos. Inclusive mão de obra e projeto de arquiteto.

Ao conseguir todas as informações disponíveis, como o Custo Efetivo Total, por exemplo, compare os valores com outras instituições. Mesmo que pareça prático, o custo-benefício de outra modalidade pode ser mais vantajoso para o seu perfil.

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Revista Creditas

Escrito por Revista Creditas

Portal de conteúdo especializado em educação financeira.
Comentários [17]

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Giovani alves
Giovani alves disse:
Pedi a conta do serviço E tenho FGTS retido tenho como eu fazer o cartão construcard para eu fazer uma pequena edícula ,gostaria de saber .
03.01.2018 às 13:45
Revista Creditas
Revista Creditas disse:
Giovani, A última informação que conseguimos apurar é que o FGTS não pode ser utilizado como comprovação de renda ou garantia para solicitar o Construcard. Entretanto, como a Caixa vem anunciando várias mudanças nessa linha de crédito, sugiro que procure a agência mais próxima da sua casa.
12.01.2018 às 14:53
Sonia
Sonia disse:
Aceita moto como garantia ou carta de crédito?
29.03.2018 às 01:26
Revista Creditas
Revista Creditas disse:
Oi, Sonia Por enquanto não aceitamos moto ou carta de crédito. Apenas veículos. Abs
29.03.2018 às 14:20
Leidiane Pereira da Silva
Leidiane Pereira da Silva disse:
Qual o limite do cartão construcarde
20.05.2018 às 16:05
Revista Creditas
Revista Creditas disse:
Oi, Leidiane Não há limite máximo, o valor varia de acordo com a capacidade de pagamento do cliente. Isso significa que a Caixa fará uma análise de crédito para entender a sua renda mensal. Depois disso irá definir qual é o valor que pode conceder no seu caso. Mas para ter uma ideia, o valor médio concedido é de R$ 15mil reais. Abs
22.05.2018 às 13:59
katia calixto
katia calixto disse:
sou autonoma , o tereno que comprei tem escritura so que nao esta no meu nome ainda mas tenho o papel de compra de gaveta eu posso colocar o terreno como garantia?
12.07.2018 às 13:22
Revista Creditas
Revista Creditas disse:
Oi, Katia Não é possível fazer a operação apenas com a escritura de compra e venda ou contratos de gavetas. É necessário ter a matrícula atualizada. Abs
18.07.2018 às 16:55
Maria Fratta
Maria Fratta disse:
Oi Tenho um carro tenho que deixar como garantia? O carro tem que estar no mesmo nome do dono do carro? Obrigada!
30.07.2018 às 08:11
Revista Creditas
Revista Creditas disse:
Oi, Maria! No caso do Construcard, a Caixa aceita como garantia apenas o imóvel que será construído ou reformado. Mas, no caso de um empréstimo com garantia de veículo, como temos na Creditas, é preciso deixar um carro que esteja em seu nome. Abraços
08.08.2018 às 16:26
Revista Creditas
Revista Creditas disse:
Oi, Maria! No caso do Construcard, apenas a casa que será reformada ou construída é usada como garantia do financiamento. Você não pode deixar um carro em garantia nesse caso, mas existe o empréstimo com garantia de veículo da Creditas. Você pode conhecer mais sobre essa modalidade de crédito nesse texto: https://www.creditas.com.br/exponencial/emprestimo-com-garantia-de-veiculo-creditas/ Abraços
08.08.2018 às 15:58
Renato Silva
Renato Silva disse:
Olá tudo bem estou com uma dúvida estou para assinar com a caixa gostaria de saber se após a assinatura do contrato do imóvel posso pedir o cartão construcard ? E se posso usar esse mesmo imóvel como garantia
10.08.2018 às 12:20
Revista Creditas
Revista Creditas disse:
Oi, Renato! Com relação a solicitar um cartão Construcard logo em seguida de assinar um outro empréstimo, é melhor você se informar direto com a Caixa. Mas, quanto a deixar o mesmo imóvel em garantia, isso só é possível se não estiver alienado em duas operações de crédito ao mesmo tempo. Ainda assim recomendo que se informe melhor com a empresa mesmo. Abraços
10.08.2018 às 13:44
gislainédito caverzan
gislainédito caverzan disse:
Tenho conta poupança, é possível ou só corrente. O terreno que comprei está no nome do meu filho,posso solicitar o construcard sendo que a conta esta em meu nome.?
03.09.2018 às 23:27
Brena
Brena disse:
Oi sou autônoma eu consigo fazer o ConstruCard?
04.09.2019 às 21:09
Revista Creditas
Revista Creditas disse:
Olá! Acredito que seja possível apenas por conta corrente. E com relação ao terreno, o ideal é ligar na Caixa para saber melhor. Abraços!
12.09.2018 às 16:56
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010