Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Projetos

Como ter o casamento dos sonhos - e usar o empréstimo a seu favor

Promover uma festa para celebrar a união do casal é o desejo de muitos brasileiros. Nesse sentido, o crédito pode ser útil para pagar todos o serviços necessários à vista ou negociar descontos

Escrito por Thiago Fadini em 07.05.2019 | Atualizado em 17.05.2019

  • 0 Likes

No dia 16 de fevereiro deste ano, Dulcineia de Lima, analista de recursos humanos, daria um grande passo em seu relacionamento com Alexandre Almeida: após cinco anos de relacionamento, eles escolheram a data para oficializar, em meio a familiares e amigos, a união do casal. Planejado desde o início de 2017, a objetivo era que a festa contasse com tudo o que os noivos tivessem direito: buffet, fotografia, equipe de filmagem, decoração impecável e etc. Mas, conforme os serviços eram fechados, Dulcineia e Alexandre perceberam que, mesmo estruturando o orçamento com antecedência, eles precisariam de uma verba maior para atender todos os desejos para a festa. A três meses da data especial - e uma dívida de 7 000 reais no cheque especial - eles encontraram no empréstimo com garantia a saída para ter o casamento dos sonhos.

“Sonhamos e planejamos a festa como queríamos, mas a fotografia e o buffet ficaram muito caros e começaram a nos complicar no cartão", diz Dulcineia. “Então, optei pelo empréstimo com garantia de carro da Creditas pelo processo ser mais fácil e rápido”, completa.

Para isso, eles escolheram usar o carro que a analista de RH tem, para fechar o empréstimo para o casamento e concretizar o sonho da festa. Com o empréstimo de 14 000 reais - que ela e o marido pretendem até antecipar a quitação - a moradora de Itapevi, na Grande São Paulo, ganhou mais tranquilidade para planejar um dos momentos mais especiais da vida.

“Havia procurado outros meios de empréstimo e não consegui obter o mesmo valor (dos juros)”, conta Dulcineia de Lima. “Esse empréstimo pagou o cartão e ainda ajudou na viagem de lua de mel”, completa.

A história de Dulcineia de Lima é um exemplo de como o empréstimo para casamento pode ajudar a realizar projetos pessoais, sem prejudicar a saúde financeira. “O empréstimo é bom para um sonho, mas sempre deve-se sempre pagar o mínimo de juros para não se enrolar com as contas no futuro”, afirma Ricardo Teixeira, coordenador do MBA em Gestão Financeira da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).

[hubspotemdeb title="Assine a Newsletter Creditas!" subtitle="Receba conteúdos exclusivos dos nossos especialistas em finanças"]

Planejando o casamento dos sonhos: como começar

O primeiro passo para se fazer a festa de casamento dos sonhos é sentar com o(a) parceiro(a) e definir uma data que permita fazer o planejamento sem pressa. Isso ajudará no momento de colocar no papel todos os itens que serão necessários para preparar a cerimônia, além de dar tempo para fazer uma boa pesquisa de preços.

“Esse planejamento deve ser feito com a maior antecedência possível, porque você tem condições de procurar fornecedores e prestadores de serviço com preços mais em conta”, justifica Ricardo Teixeira. “Isso é bom para poder negociar descontos”, completa.

O número elevado de itens necessários para preparar uma festa de casamento pode representar um grande risco às finanças. Fotógrafos, músicos, maquiadores, cabeleireiro e barbeiro, massagistas e mestres de cerimônia são alguns exemplos. Essa lista para a celebração resulta, em média, em um custo de 40 000 reais, segundo um levantamento da empresa Quem Casa Quer Site.

Por conta disso, a dica é que se comece a calcular os gastos pelos detalhes indispensáveis. Ou seja: aquilo que é estritamente necessário para que a festa aconteça.

Relação de convidados para o buffet, trajes, música e salão de festas são alguns itens que devem estar no topo da lista. Detalhes como lembrancinhas aos convidados e fotografias pré e pós festa podem entrar nessa conta depois - se o orçamento permitir.

“Veja até onde a lembrancinha ou até mesmo os books de fotografia serão úteis. Podem valer o momento, mas poderão não fazer tanta diferença no futuro e pesar na conta”, aconselha Teixeira.

Uma vez definida, a lista provavelmente será modificada alguma vez por conta de algo novo que se queira colocar ou retirar da festa. No entanto, a recomendação é que, durante as compras e contratações, o casal busque ao máximo não mudar de ideia. Isso previne alterações expressivas e o descontrole com o orçamento.

Como usar o empréstimo para incrementar/realizar a festa?

O casal que não tiver recursos próprios suficientes para a festa de casamento dos sonhos pode tomar fôlego financeiro com um empréstimo para casamento.

O dinheiro em mãos possibilita o pagamento à vista de tudo o que for relacionado a união, facilitando ‘o choro’ por descontos. Porém, mesmo que o recurso seja para a realização de um sonho, o empréstimo deve ser tratado de forma mais racional do que emocional.

O planejamento consciente evita que se pegue mais dinheiro do que o necessário e se pague juros excessivos pelas horas de festa, gerando um mal endividamento. O montante pode ser usado também para segurança caso haja algum imprevisto.

Mas atenção: é recomendado definir uma margem pequena, de até 10% a mais do valor total, para gastos emergenciais. “Procure orçar o mínimo necessário para o empréstimo para casamento. Sempre pense no que é efetivamente importante e evite os excessos ao mínimo para não fugir do controle”, alerta Ricardo Teixeira.

O especialista da FGV/RJ alerta também para os casos em que os noivos optam por deixar a festa na mão de empresas especializadas. No entanto, a comodidade pode ser um fator de risco para que o orçamento final se torne exorbitante - ocasionando uma tomada de empréstimo além do que o bolso pode aguentar.

Portanto, deve-se estar em contato constante com o consultor responsável pelo projeto e estabelecer um teto para investimento na celebração.

“Algumas empresas aproveitam o momento de emoção do casal e fazem uma festa maravilhosa, mas contratam além do necessário”, explica Teixeira. “Isso pode refletir no empréstimo e ultrapassar o valor que eles (os noivos) podem pagar”, completa.

Qual modalidade de empréstimo devo escolher?

Definido o custo da festa, o próximo passo é pesquisar por modalidades mais saudáveis para realizar o empréstimo para casamento. Ou seja, aquelas que contam com com juros mais baixos e número estendido de parcelas. Isso evita que o comprometimento da renda mensal do casal atrapalhe os planos futuros.

Nesse sentido, o empréstimo online com garantia pode ser muito útil. Na modalidade, o bem de um dos noivos, como um automóvel ou um imóvel, pode ser utilizado a favor deles mesmos. O oferecimento dos ativos como garantia para a instituição financeira acaba por baixar a taxa de juros que será cobrada sobre o crédito, aumentar o tempo para quitação e diminuir o valor das parcelas mensais.

Familiares do casal também podem ajudar sendo tomadores do empréstimo com garantia ou ainda participando como um avalista - que deve ser o pai, mãe ou irmãos. O parente que entra nessa condição aceita somar a renda e/ou ser responsável pelo pagamento das parcelas.

“Eventualmente o dinheiro que o casal economizar com os juros poderá ser usado na lua de mel, que rende lembranças tão ou até mais marcantes”, diz Ricardo Teixeira.

Outras opções que podem ser consultadas são o empréstimo consignado e, até mesmo, aderir as cotas ‘de financiamento amigo’ para o casamento. No consignado, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento de quem pegou o dinheiro emprestado. Já as cotas funcionam como um presente de matrimônio, onde os convidados dão um valor de contribuição para a festa.

Com o orçamento da festa saudável e o comprometimento da renda menor para pagar o empréstimo, sobra mais tempo para que o casal se preocupe apenas em conter o ‘friozinho na barriga’ e curtir a festa - assim como fez Dulcineia de Lima.

“Saiu tudo perfeito, como o planejado. Pena que passa muito rápido e os noivos quase não sentem de tanto nervoso”, descreveu Dulcineia. “Foi um momento muito especial e que com certeza ficará para sempre em nossas vidas”.

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Thiago Fadini

Escrito por Thiago Fadini

Repórter da Revista Digital Creditas. Conectado à economia, política, novos negócios e, nas horas vagas, metido a comentarista esportivo.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010