Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Crédito e empréstimo

Como e onde fazer empréstimo consignado?

Conhecida pela taxa de juros reduzida, essa modalidade de crédito é uma das linhas mais atrativas do mercado. Descubra como e onde fazer um empréstimo consignado com as melhores condições

Escrito por Creditas em 11.11.2019 | Atualizado em 11.11.2019

  • 0 Likes

Os consumidores que buscam crédito encontram diversas opções no mercado, mas algumas são mais interessantes do que outras. O empréstimo consignado, por exemplo, está entre os mais saudáveis, pois oferece taxas menores e maiores prazos para pagamento. Mas, para que o crédito seja contratado e utilizado de forma inteligente, é preciso pesquisar e tomar boas decisões. Por isso, neste texto vamos explicar como e onde fazer um empréstimo consignado.

O primeiro ponto é entender que esse crédito é restrito a algumas pessoas. Hoje, o empréstimo consignado pode ser solicitado exclusivamente por servidores públicos, beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e funcionários de empresas privadas que tenham parcerias com as instituições credoras. Isso porque, no consignado, as parcelas são descontadas direto da folha de pagamento de seu tomador. 

Por esse motivo os juros do consignado são mais baixos: quando a instituição financeira tem o holerite como garantia de pagamento, o risco de inadimplência é menor e as condições de pagamento, por sua vez, ficam mais atrativas.  

Como fazer empréstimo consignado? 

Os consumidores interessados em pedir empréstimo consignado não precisam ser correntistas do banco onde desejam fazer a solicitação. No caso dos funcionários de empresas privadas, é diferente: para que a operação seja realizada, é preciso que as duas instituições - a empresa e a instituição - sejam parceiras.

Os aposentados e pensionistas também não precisam necessariamente fazer o pedido de empréstimo em um banco. Vale lembrar que, nesses casos, o cliente tem o direito de escolher a instituição que oferece as melhores taxas e benefícios para fechar negócio. 

Documentos necessários 

Outro benefício do consignado é a facilidade do processo de contratação. As instituições financeiras que oferecem essa modalidade de crédito têm acesso a diversas informações do contratante por meio do holerite, então, solicitar o empréstimo é mais simples. 

O processo pode variar de uma instituição para a outra mas, de modo geral, o contratante pode solicitar o empréstimo apresentando apenas o RG, CPF, comprovante de residência e contracheque. No caso das instituições que oferecem empréstimo online, como as fintechs, o envio dos documentos pode ser feito via aplicativo, de forma ainda mais simples e rápida. 

Onde fazer empréstimo consignado?

Hoje, a maior parte dos bancos e instituições financeiras oferece o empréstimo consignado. Com a diversidade de opções quem ganha é o consumidor, que tem mais chances de encontrar condições adequadas às suas possibilidades de pagamento. 

Para contratar o melhor empréstimo, é importante que o tomador faça pesquisas em diferentes lugares, pois as taxas de juros costumam variar entre uma instituição e outra.  

A seguir, separamos alguns dos principais agentes financeiros, entre fintechs e bancos tradicionais, que oferecem essa modalidade de crédito. Confira as condições oferecidas por cada um para o empréstimo consignado: 

Fintechs

As startups financeiras, conhecidas como fintechs, têm como característica o forte uso de tecnologia em seus processos. Por isso, as operações costumam ocorrer de forma rápida e prática. A Creditas, principal plataforma online de crédito com garantia do Brasil, é especialista em empréstimos com garantia de imóvel, veículo e salário. Por meio do empréstimo consignado privado, a empresa permite que colaboradores de empresas privadas parceiras tenham acesso ao benefício com agilidade e sem burocracia, com processos 100% online. Na Creditas, as taxas começam em 1,29% ao mês e 16,6% ao ano.  

Bancos digitais 

Os bancos digitais normalmente trazem em seu portfólio os mesmos produtos dos bancos tradicionais - o que inclui o crédito consignado. No Banco Inter, por exemplo, essa modalidade é oferecida exclusivamente para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. As taxas praticadas começam em 2,14% ao mês e 28,92% ao ano. O Agibank é outro banco 100% digital que também oferece o consignado nas modalidades para beneficiários do INSS, funcionários públicos e privados. As taxas para o consignado privado começam em 2,42% ao mês e 33,29% ao ano.

Bancos tradicionais 

Nos bancos tradicionais, o consumidor também tem acesso ao empréstimo consignado. Um deles é o Itaú, que oferece crédito para funcionários de empresas privadas ou servidores públicos de órgãos conveniados ao banco. No Itaú, o contratante encontra taxas a partir de 2,78% ao mês e 38,93% ao ano. 

Outro exemplo é a BV Financeira, a marca de varejo do Banco Votorantim. A instituição oferece crédito consignado a funcionários de empresas privadas, servidores de órgãos públicos e aposentados e pensionistas do INSS. Mas a BV oferece as maiores taxas entre as opções disponíveis no mercado: para o consignado privado, os juros partem de 51,71% ao ano e 3,53% ao mês. 

Crédito consignado online 

Atualmente, diferentes instituições financeiras permitem que o consumidor encontre crédito consignado online, o que oferece mais praticidade à rotina de quem busca por essa modalidade. A principal vantagem de fazer uma simulação de empréstimo online é a possibilidade de observar e comparar diferentes propostas ao mesmo tempo, sem precisar ir até uma agência. Dessa forma, fica mais fácil encontrar a menor taxa de juros e as melhores condições de pagamento envolvidas na operação. 

Como conseguir empréstimo consignado

Para conseguir um empréstimo consignado, a condição mais importante é a comprovação de vínculos empregatícios, aposentadoria ou recebimento de pensão - no caso dos beneficiários do INSS. 

Além disso, é importante ressaltar que, assim como em toda operação de empréstimo ou financiamento, a instituição financeira costuma fazer uma análise de crédito - que leva em consideração o score de crédito e perfil financeiro - do solicitante e tem o direito de negar o pedido. No entanto, no caso do consignado, em que o pagamento é descontado diretamente da folha ou do benefício do INSS, a instituição financeira tem mais garantia. Por isso, em muitos casos, mesmo que o tomador tenha nome sujo ou esteja negativado, o crédito costuma ser liberado. 

Como funciona o empréstimo consignado?

Como já citamos, o crédito consignado é um tipo de empréstimo oferecido exclusivamente para aposentados e pensionistas do INSS, profissionais de empresas privadas, servidores públicos e militares das forças armadas. 

Para que as parcelas possam ser descontadas diretamente do salário ou benefício, é preciso que a empresa do solicitante tenha convênio com um banco, financeira ou fintech que possua autorização para oferecer esse tipo de crédito. Por isso, o consignado é um tipo de empréstimo garantia, já que a instituição financeira utiliza o salário ou benefício como garantia de pagamento. 

Outro ponto que o solicitante deve conhecer diz respeito ao valor disponível para contratação no crédito consignado. Nessa modalidade, o consumidor não pode comprometer mais de 35% da sua renda mensal com o pagamento da dívida. 

Quem pode fazer um empréstimo consignado? 

O empréstimo consignado é exclusivo para alguns grupos de pessoas. Entenda, a seguir: 

Consignado privado 

Como o próprio nome diz, o crédito consignado privado é destinado a funcionários de empresas privadas, que trabalham sob o regime CLT. No Brasil, o consignado privado concede apenas 20 bilhões de reais por ano, contra 187 bilhões para servidores públicos e 130 bilhões de reais para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por isso, essa modalidade de crédito ainda tem muito potencial de crescimento. 

O processo funciona assim: a empresa faz um convênio com um agente financeiro e, a partir de então, o colaborador pode contratar o crédito e aproveitar as taxas mais baixas e melhores condições de pagamento disponíveis nessa modalidade. 

Consignado para servidor público

Além dos profissionais celetistas, os servidores públicos em todas as esferas - federais, estaduais e municipais - também podem usufruir do crédito consignado. No entanto, esse direito varia de acordo com o órgão onde o funcionário trabalha. Para não haver dúvidas, é preciso conhecer os tipos de convênios firmados e pesquisar em quais bancos é possível contratar o empréstimo consignado. 

Para os servidores públicos, um ponto merece atenção: as taxas de juros praticadas no consignado. Elas não devem ultrapassar 2,05% ao mês - para empréstimos com desconto em folha - e, dependendo da quantia tomada, o prazo para pagamento pode chegar a oito anos.  

Consignado para aposentados e pensionistas do INSS

Os aposentados e pensionistas que recebem o benefício por meio do Instituto Nacional do Seguro Social têm acesso a linhas de crédito consignado exclusivas. Para esse grupo, a taxa mensal máxima é de 2,08% para empréstimos e 3% para cartões de crédito consignado. Nas suas modalidades, o prazo para pagamento pode chegar a seis anos. 

Diante de tantas opções no mercado, fazer pesquisas e buscar entender como funciona cada modalidade de crédito é fundamental para quem deseja tomar as melhores decisões. Gostou de conhecer mais sobre o empréstimo consignado e possibilidades de contratação? Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, conte para a gente nos comentários. 

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 0 Likes
Creditas

Escrito por Creditas

Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010