Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Crédito e empréstimo

Crédito inteligente: 7 situações para tomar empréstimo sem “medo”

Em agosto, metade dos consumidores brasileiros recorreu ao crédito. Segundo especialista, o vilão do mau endividamento não é o empréstimo, mas a alta taxa de juros

Escrito por Portal Exponencial em 03.10.2019 | Atualizado em 17.10.2019

  • 0 Likes

O acesso ao crédito está mais fácil para o consumidor. Segundo dados do Indicador de Uso de Crédito, apurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), metade dos consumidores brasileiros recorreu ao crédito em agosto. Já os números do Banco Central mostram que houve um aumento de 11% em 12 meses na concessão de crédito para o consumidor, chegando a R$ 1,9 trilhão em agosto. Mas o consumidor é preciso estar atento: apesar de disponível, é preciso optar pelo crédito inteligente.

De um lado, a notícia é boa para aqueles que esperam por um aquecimento da economia: mais crédito no mercado, mais consumo, mais demanda, mais empregos. Mas sem conhecer as modalidades mais saudáveis e sem planejar-se para o pagamento da dívida, o consumidor pode se enrolar em boletos e acabar inadimplente. 

[hubspotemdeb title="Assine a Newsletter Creditas!" subtitle="Receba conteúdos exclusivos dos nossos especialistas em finanças"]

Para evitar que isso aconteça, Exponencial preparou um conteúdo explicando as modalidades de empréstimo, como escolhê-las e os principais motivos em que o crédito é muito bem-vindo. Confira: 

 O crescimento do crédito é importante para a economia?

Sim. Parte do PIB, o produto interno bruto, vem do consumo das famílias. Dando mais acesso ao crédito, o poder de compra da população tende a se elevar. Ou seja, as pessoas vão ter mais dinheiro para comprar e devem, portanto, consumir mais. Isso gera, então, um impacto indireto sobre o crescimento econômico do país, já que incentiva os gastos das famílias. 

“O crédito viabiliza que muitas pessoas que não poderiam consumir possam comprar, e a economia gira, entre outras coisas, por causa do consumo”, explica Alexandre Amorim, fundador da Par Mais, consultoria de inteligência em investimentos financeiros, baseada nas finanças pessoais.

Pegar um empréstimo é bom para o meu bolso?

O crédito pode ser o vilão ou o mocinho da sua vida financeira. Isso depende de em que situação você faz uso dele, e de qual modalidade você vai acessar. Quando precisamos de um montante extra, empréstimo pessoal, cheque especial e rotativo do cartão aparecem como soluções rápidas e cômodas. 

Mas a facilidade tem um preço altíssimo: os juros. E sem planejamento e crédito inteligente, você pode tornar-se inadimplente. Portanto, fique atento às modalidades que irá recorrer, analise os juros, as condições de pagamento e o melhor momento para tomar crédito.

Leia também: Dúvida? 5 passos para descobrir se o empréstimo é de qualidade 

Crédito inteligente x Crédito vilão

Quando se trata de empréstimo, existem modalidades mais e menos saudáveis. Algumas, por exemplo, têm juros mais altos e, por consequência, mais potencial de deixar o consumidor com o nome sujo.  Outras têm condições de pagamento mais fáceis. “O vilão de fato é a taxa de juro, não o crédito”, diz Amorim.

O cheque especial, por exemplo, é a modalidade de crédito com a maior taxa de juros do mercado para as pessoas físicas. Como é um crédito pré-aprovado, que está facilmente disponível na conta-corrente, as pessoas costumam recorrer a ele em momentos de emergência sem muito planejamento — dessa maneira, portanto, a chance da instituição não receber o dinheiro de volta é maior. 

Em dezembro de 2018, os juros do cheque especial chegaram a 312,6% ao ano ou 12,5% ao mês - para se ter uma ideia, a taxa média dos juros do crédito pessoal é muito menor, 107,3% ao ano, 6,3% ao mês.

Já o empréstimo consignado tem condições melhores. Nessa modalidade, as parcelas são descontadas mensalmente na folha de pagamento ou deduzidas do benefício do INSS se você for aposentado. Como essa é uma garantia de que o empréstimo será pago, os juros são menores do que em outras modalidades de crédito, como o empréstimo pessoal.

Uma boa opção caso precise de crédito pode ser oferecer uma garantia de que você pagará sua dívida — um carro ou um imóvel, por exemplo. Conhecido como empréstimo com garantia, ele é considerado umas da modalidades mais saudáveis do mercado, justamente pelo baixo risco de inadimplência. Isso porque, assim como o consignado, nessa modalidade, a pessoa deixa o bem como garantia de pagamento do empréstimo.

Amorim também explica que as fintechs são uma opção de crédito inteligente, porque estão tornando o mercado mais saudável. “Elas estão estreitando canais, estreitando relações, e a transformação digital reduz custos e dá mais oportunidades”, explica.

Veja: Como fugir do juros do cheque especial com empréstimo com garantia

Seja bem-vindo, crédito: 

1- Você tem dívidas altas de cartão de crédito e cheque especial: “Apesar das pessoas não perceberam, o  cheque especial e o cartão de crédito são frentes de empréstimos, e têm juros muito altos”, explica Amorim.

Nessa situação, se você acessou tais modalidades e contraiu dívidas por meio delas, não hesite: troque suas dívidas. A melhor opção é encontrar uma modalidade de empréstimo com taxas de juros menores, assim você conseguirá reorganizar seu orçamento e retomar a saúde financeira.

2- Suas dívidas estão comprometendo grande parte do orçamento: Novamente, pegar um empréstimo é uma opção inteligente se essas dívidas anteriores tiverem juros maiores. Você acaba trocando uma dívida de juro alto por outra de juro mais baixo — economizando, portanto.

3- Financiamento para investimento: O empréstimo também pode ser um investimento quando ele visa aumentar a renda futura do tomador. Pode ser para realização de um curso, montar um negócio pessoal, investir em um imóvel, entre outros. “O financiamento é saudável para comprar um bem, investir na sua empresa”, diz.

4- Descontos na compra à vista: O empréstimo é recomendado em poucos casos de novo consumo. Mas, se você precisa comprar algo relevante e urgente, pode optar por pegar um empréstimo caso haja um bom desconto na compra à vista e o crédito tiver juros baixos, que compensam o pagamento de juros em várias parcelas.

5- Reformas: Tomar crédito longo e mais barato pode ser um bom aliado para negociar descontos na compra de materiais e contratação de serviços. Assim, você foge das dívidas mais caras que são geradas pelos financiamentos tradicionais oferecidos pelas lojas.

6- Estudar e/ou estudar fora: Se você precisa juntar dinheiro para viajar estudas ou trabalhar fora, pode usar o empréstimo para pagar o curso à vista. Em grande parte dos programas de pós-graduação, por exemplo, a quitação total é vantajosa.

7- Empreender: A expansão e/ou abertura do negócio pode ser feita por meio de uma tomada de crédito responsável – com juros menores e prazo maior para pagar o empréstimo. Mas é importante lembrar que no empréstimo para empresa o planejamento se faz ainda mais necessário. Uma má organização pode implicar no fluxo de caixa da companhia e sua saúde financeira.

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Portal Exponencial

Escrito por Portal Exponencial

Portal Exponencial
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010