Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Empreendedorismo

Boa liderança: 10 personagens de filmes e séries para se inspirar

Produções do cinema e seriados que retratam a história ou a rotina de líderes que podem ser inspiração para o mundo corporativo

Escrito por Vanessa Ferreira em 05.09.2019 | Atualizado em 15.10.2019

  • 0 Likes

Uma das séries mais aclamadas pelo público mundial, Grey’s Anatomy estreou na programação de setembro do Netflix sua 15º temporada. Dona de uma das maiores audiências da televisão, a série americana acumula cinco estatuetas do Emmy, principal premiação da TV mundial, além de ter somado 39 indicações. Mas, mais que a referência em entretenimento, a trama conta com personagens e situações que reúnem características essenciais para quem quer ser referência e ter uma boa liderança

Aos fãs de plantão, não é difícil notar o desempenho da doutora Miranda Bailey. Vivida pela atriz Chandra Wilson, Bailey é um exemplo de liderança feminina. Ela é aquela líder que sabe delegar funções para cada membro da equipe, extraindo o máximo potencial de cada um. Além disso, a personagem também possui empatia e sensibilidade para identificar os talentos promissores da sua equipe de médicos residentes, destacando a fortaleza de cada um deles.

Leia também | 10 filmes para te ajudar a entender o mundo das finanças

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Cadastro efetuado com sucesso!
Erro ao enviar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Preencha esse campo obrigatório.
Preencha esse campo obrigatório.
Selecione uma opção no menu suspenso.

Efeitos da boa liderança

O exemplo de Bailey, que se torna referência no hospital e é muito admirada por seus colegas de trabalho, é um dos principais efeitos de uma boa liderança. Segundo uma pesquisa feita pela empresa de tecnologia IBM, a capacidade de inspirar, assim como manter o foco na necessidade do cliente e dos colaboradores, são as principais características que líderes devem buscar. O levantamento ouviu 1 700 CEOs de 64 países. 

Esse dado também foi observado pela consultoria americana Bain & Company. De acordo com uma análise recente, em parceria com a Economist Intelligence, funcionários que se sentem inspirados são duas vezes mais produtivos do que os que estão apenas satisfeitos com o seu trabalho. 

Ter colaboradores engajados e motivados impactam, diretamente, na produtividade dos mesmos, fazendo com que a companhia conquiste os resultados e estratégias traçadas. Por isso, garantir a boa liderança é essencial para empresas que buscam se destacar no mercado. 

Características de um bom líder

Mas, afinal, o que torna um líder inspirador? A pesquisa da Bain & Company também concluiu que existem 33 características que auxiliam os líderes em quatro áreas principais. No desenvolvimento de recursos internos, por exemplo, a tolerância ao estresse, auto-estima, flexibilidade e otimismo são indispensáveis. 

A vitalidade, humildade, assertividade, semelhança e empatia são características essenciais para a conexão com o time, de acordo com o estudo. Na comunicação, não podem faltar abertura, altruísmo, reconhecimento, equilíbrio e responsabilidade e, na forma como o gestor lidera , as características principais são visão, foco, harmonia, fortalecimento, servidão, direção e cocriação.

Embora sejam necessários muitos atributos para inspirar as pessoas, o estudo esclarece que apenas um deles pode dobrar as chances de transformar alguém em um líder inspirador: se manter centrado. Isso porque, neste estado de consciência o líder possui a capacidade de permanecer calmo em situações de estresse, possui empatia, escuta ativa e permanece sempre presente para o time.

Leia também | LinkedIn lista startups mais desejadas para se trabalhar

Líderes de cinema e séries: como podemos nos inspirar? 

Independente do modelo de gestão adotado, as capacidades de inspirar e influenciar colaboradores  são habilidades fundamentais de uma boa liderança. Isso porque a inspiração gera admiração e, dessa forma, os colaboradores passam a reproduzir comportamentos que são importantes para o sucesso do negócio.

Das telas do cinema e seriados podemos tirar muitos exemplos de boas lideranças e gestão de pessoas. Aliás, esse é um tema muito explorado pela indústria do entretenimento.

Quando pensamos em lideranças inspiradoras é impossível não lembrar de personalidades como Nelson Mandela, Martin Luther King Jr e Mahatma Gandhi, que eram respeitados pelo modo como sabiam engajar as pessoas com seus propósitos. O poder de influenciar e inspirar pessoas a mudar o mundo ao seu redor é uma característica  comum entre eles. 

Não há dúvidas de que inspirar pessoas não é algo que um gestor aprende de imediato. Esse tipo de competência exige alta dose de autoconhecimento e inteligência emocional. No entanto, sempre há espaço para o aprendizado, seguindo bons exemplos.

Selecionamos alguns personagens do cinema e seriados para você se inspirar e garantir uma boa liderança para sua equipe. 

Confira, a seguir, 10 exemplos de bons gestores: 

1- Jon Snow e Daenerys Targaryen

Série: Game of Thrones (2011)

Temporadas: 8

Uma das séries mais comentadas dos últimos tempos trata justamente sobre poder e liderança: reis ruins que não são líderes e bons líderes que não ocupam tronos. Jon Snow é um dos personagens mais empáticos e queridos, sempre buscando o bem de todos os que estão ao seu redor, principalmente ao liderar a expedição dos corvos em direção aos selvagens. 

Já Daenerys Targaryen, ao longo da trama, recruta uma legião de súditos - muitos deles, escravos libertados por ela -, sempre se mostrando uma das personagens mais sensatas e ponderadas da série. Ela tem um objetivo e saber planejar cada passo para alcançá-lo. Porém, o fim de Game of Thrones fez com que algumas pessoas mudassem a visão sobre esses dois personagens, mostrando que alguns líderes mudam de postura de acordo com as novas situações e que o sucesso nem sempre é o resultado final.

2- Rainha Elizabeth II

Série: The Crown (2016)

Temporadas: 2

A série mostra a ascensão ao poder de uma das monarcas que há mais tempo ocupa um trono - em 1962, aos 25 anos, Elizabeth assumiu a posição máxima de poder do Reino Unido, quando foi coroada rainha. 

Ao contrário do que acontece com outros personagens retratados nas telas, Elizabeth não necessariamente queria estar em posição de liderança. 

O enredo mostra o quanto a morte de seu pai a levou a abrir mão de uma vida “normal” como mãe e esposa, o quanto sua rotina familiar foi afetada pela coroação e a postura firme que teve de assumir para ser respeitada como líder.

3- Chris Gardner

Filme: À Procura da Felicidade (2006)

Tempo de duração: 1 hora e 57 minutos

Esse é um exemplo que extrapola as telas e chega à vida real. Como um líder aprende a exercer a liderança? Pode ser com cursos, formação acadêmica, prática e a própria vida. 

Baseado em fatos reais, o filme mostra a saga de Chris Gardner, interpretado por Will Smith. Despejado do apartamento e pai solteiro, fica sem ter onde morar com o filho pequeno. 

Ao conseguir um estágio não remunerado em uma grande empresa ele galga degrau a degrau. Com fome, sono, vivendo em abrigos e até dormindo em estações de metrô, ele dá tudo de si e demonstra grande capacidade de perseverança e resiliência para crescer profissionalmente. Hoje em dia, na vida real Chris é um bem sucedido empresário, CEO e filantropo em Chicago, EUA.

4- Alegria

Filme: Divertidamente (2015)

Tempo de duração: 1 hora e 42 minutos

Nesta animação da Disney e Pixar, aprendemos de forma lúdica tanto sobre o funcionamento da mente humana quanto sobre habilidades de liderança, principalmente em momentos adversos. 

A líder da torre de controle de sentimentos e pensamentos da garota Rilley, de 11 anos, é a Alegria, sendo ela a “gestora” das demais emoções: nojo, tristeza, raiva e medo. 

Quando o dia a dia desse grupo sai do controle e um grande problema surge, Alegria toma as rédeas e parte rumo à resolução do problema. Determinada e pragmática, consegue devolver a Rilley a normalidade de sua memória e emoções.

5- Margaret Thatcher 

Filme: A Dama de Ferro (2011)

Tempo de duração: 1 hora e 45 minutos

O filme relata a história da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher (Meryl Streep) e seus desafios no poder. Ela se revelou uma líder convicta, determinada, corajosa e com visão para transformar seu país.

Logo no início do seu mandato, Thatcher realizou uma uma série de medidas e mudanças voltadas a reduzir o alto nível de desemprego no Reino Unido. Sua fibra e forma de liderar lhe renderam o apelido de “Dama de Ferro”.

6- Nelson Mandela

Filme: Invictus (2009)

Tempo de duração: 2 horas e 15 minutos

O filme conta parte da história de superação de Nelson Mandela (Morgan Freeman), ex-presidente da África do Sul, com destaque para a improvável vitória do país na Copa Mundial de Rugby.

Com grande sensibilidade, empatia e visão, Mandela percebeu no esporte uma oportunidade de unir a população. Com isso, se uniu a Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentivou a tornar a seleção nacional campeã.

7- Annalise Keating

Série: How To Get Away With Murder (2014)

Temporadas: 5

Embora a personagem vivida por Viola Davis tenha um excesso de rigidez, Annalise Keating consegue extrair de sua equipe o máximo de rendimento. Além disso, ela possui a sensibilidade de identificar as qualidades de cada um do seu time e designá-los para as tarefas corretas.

A advogada também nos ensina que um líder deve sempre seguir um planejamento. Grande parte do seu sucesso só é alcançado porque ela sabe traçar estratégias para alcançar seus objetivos.

8- Bobby Axelrod

Série: Billions (2016)

Temporadas: 4

O personagem Bobby Axelrod (Damian Lewis) é um gestor de um bilionário fundo de investimentos. E como tal, sabe como ninguém que é preciso assumir riscos para alcançar bons resultados.

Ele não tem medo de fracassar e sabe que os erros são a melhor forma de aprendizado e crescimento. Além disso, o personagem nos ensina que uma gestão horizontal é necessária para desenvolver as competências da equipe.

9- John Keating

Filme: A Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Tempo de duração: 2 horas e 20 minutos

John Keating (Robin Williams), professor de literatura de uma escola extremamente tradicional em Londres, é um exemplo de com um líder inspirador tem o poder de motivar e transformar vidas. 

O personagem foge completamente dos padrões que eram impostos na época, demonstrando inovação. Ele é capaz de incentivar seus alunos, fazendo com que eles encontrem o seu potencial.

10 - Rei George VI

Filme: O Discurso do Rei

Tempo de duração: 1 hora e 59 minutos

O filme conta a história do Rei George VI (Colin Firth), um rei que nasceu gago e que precisou  superar seus medos e limitações pessoais para conquistar respeito e cumprir suas responsabilidades como um grande líder.

O personagem nos ensina que a construção de um líder inspirador exige dedicação, coragem, comprometimento, foco e humildade.

Receba conteúdos exclusivos
Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.
Carregando...
  • 0 Likes
Tags
  • Boa liderança
  • Gestão de pessoas
  • Líder inspirador
  • Liderança
  • liderança feminina
Vanessa Ferreira

Escrito por Vanessa Ferreira

Jornalista e apaixonada por marketing de conteúdo. Acredita no poder da informação para a disseminação de saúde financeira.
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010