Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Empreendedorismo

6 benefícios financeiros que aumentam a produtividade do colaborador

De palestras e workshops a opção do crédito consignado, empresas têm investido em soluções que ajudem funcionários a lidar melhor com as finanças

Escrito por Portal Exponencial em 09.10.2019 | Atualizado em 17.10.2019

  • 0 Likes

Dívidas, falta de planejamento e má saúde financeira podem prejudicar o desempenho do colaborador no trabalho. É o que mostra uma pesquisa realizada este ano pelo Instituto de Economia da Unicamp, em parceria com o Instituto Axxus e encomendada pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin).

O estudo concluiu que 96% dos profissionais de RH acreditam que os colaboradores com mais dificuldades em administrar as próprias finanças são menos produtivos, e inclusive têm evidências diretas desse impacto nas empresas. E para ajudá-los a lidar melhor com o seu próprio dinheiro, empresas têm investido em benefícios financeiros.

[hubspotemdeb title="Assine a Newsletter Creditas!" subtitle="Receba conteúdos exclusivos dos nossos especialistas em finanças"]

“Dívidas podem prejudicar o desempenho no trabalho. O estresse constante da preocupação com as dívidas e em como pagar as contas, causam cansaço, distração, insônia e podem levar até a um quadro de depressão ou síndrome do pânico”, explica Lucia Madeira, presidente Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro.

Del Ribeiro, gestora corporativa da DSOP Educação Financeira concorda. “Isso gera impacto negativo direto na empresa, seja por conta de ligações de cobradores em horário de trabalho, falta de atenção pela preocupação com as dívidas e, em casos mais graves, pedido de acordo com a empresa para poder receber verbas rescisórias.”

Como a empresa pode ajudar?

Em um cenário em que mais da metade dos consumidores recorreu ao crédito em agosto, segundo indicador da CNDL/SPC Brasil, é comum que as empresas se preocupem com a saúde financeira de seus funcionários e em como isso impacta seu trabalho.

A pesquisa "The Employer's Guide to Financial Wellbeing 2018-19”, feita no Reino Unido, mostra que funcionários endividados têm 7,6 vezes mais chances de não terminarem suas tarefas diárias, além de terem uma probabilidade 5,7 vezes maior de terem problemas com colegas no ambiente de trabalho.

Uma solução para ajudá-los a tomar decisões financeiras mais conscientes e planejadas é oferecer benefícios financeiros que colaborem com suas finanças.

Leia também - Planejamento familiar: como iniciar o ano sem preocupações 

A importância da educação financeira

Para os especialistas, o mais importante é que o funcionário aprenda a lidar de forma saudável com as finanças. Além disso, segundo Ribeiro, ensinando a educação financeira, a empresa faz com que os colaboradores administrem melhor os próprios salários.

“Isso mostra que nem sempre um aumento salarial é a solução para todos os problemas financeiros, uma vez que não sendo bem administrado, se tornará um pedido constante e inatingível", afirma.

6 benefícios financeiros para os colaboradores

Os especialistas ouvidos pela Exponencial listaram algumas opções:

1) Cursos de planejamento financeiro

Segundo dados da CNDL/SPC Brasil e do Banco Central, mais de um terço (36%) dos brasileiros não administra as próprias finanças. É por isso que a educação financeira é tão importante para que os funcionárias mantenham suas finanças saudáveis.

É, ainda, uma oportunidade de conhecer melhor o perfil dos funcionários. Segundo a pesquisa da Abefin, 87% das empresas desconhecem a realidade financeira de seus colaboradores.

E as ações dão resultado. Segundo a pesquisa da Abefin, entre as empresas que já ofereceram algum tipo de ação voltada para educação financeira, 94% delas afirmam que viram seus colaboradores superaram suas dificuldades após participarem do programa oferecido.

Isso traz benefícios também para empresa. "Há redução absenteísmo, presenteísmo e turnover, além de aumentar a produtividade e a motivação no ambiente de trabalho", diz Ribeiro.

2- Orientação individualizada

Muitas vezes, a vergonha de assumir na frente de colegas que não sabe lidar com seu dinheiro pode ser um impeditivo para o funcionário pedir ajuda. Uma sugestão pode ser oferecer orientação individualizada para cada caso, preservando a privacidade do funcionário.

Há ainda os casos em que o grande desafio do colaborador é ensinar os familiares a lidar bem com as finanças. E é fato que a preocupação gerada pelas dívidas em atraso provoca impacto negativo nos relacionamentos familiares e amorosos — e isso tem, é claro, impacto na sua produtividade. Para ajudá-lo nessa missão, as empresas podem oferecer palestras e oficinas que permitam a participação de familiares.

“Todas essas ações podem ser customizadas de acordo com o perfil dos colaboradores e segmento da empresa”, afirma Ribeiro.

3) Crédito consignado

Ainda há empresas que não conhecem os benefícios do crédito consignado. O que muitos não sabem, porém, é que ele é uma alternativa para tornar a vida financeira do colaborador bem mais saudável. Isso porque, diferente de modalidades como o cheque especial e o rotativo do cartão, que possuem taxas de juros muito altas, o empréstimo consignado permite que o consumidor troque uma dívida cara por outra com condições bem melhores.

"É sempre melhor trocar uma dívida cara, com juros altos, como o cheque especial e o cartão de crédito, por outra que cabe no bolso do funcionário", diz Ribeiro.

Para Madeira, há ainda outra vantagem. "O crédito consignado é muito importante porque além de oferecer juros mais baixos, possui prazo mais longo. É melhor que apelar frequentemente para o adiantamento de salários, férias e décimo terceiro”, explica Madeira.

A opção, é claro, deve ser usada com parcimônia. O planejamento, diz Ribeiro, é essencial. “É preciso ficar atento, uma vez que o valor de até 30% será debitado diretamente da folha de pagamento. Portanto, antes de tomar essa decisão, é preciso saber se esse empréstimo não comprometerá o orçamento do colaborador ao longo dos meses.”

Aliado com a educação financeira, o consignado evita que o colaborador fique mal endividado e preocupado com sua situação financeira.

4) Vale-farmácia, vale-supermercado, vale-tudo

Quem nunca foi pego de surpresa no fim do mês com um imprevisto de saúde e uma conta alta na farmácia justo quando o salário já estava acabando? Ou não sabe como economizar no supermercado e extrapola o orçamento. Nessas horas, muita gente recorre ao cartão de crédito e até ao cheque especial.

É o que mostra um levantamento feito pela CNDL/SPC, em meados de setembro. Ao avaliar as motivações que levaram as pessoas acessarem o limite pré-aprovado da conta-corrente, os órgãos notaram que 25% deles usaram por conta de  imprevistos com doenças ou compra de medicamentos. Outros 25%, porém, foram causados pelo descontrole ao pagar contas.

Benefícios como o vale-farmácia, então, evitaria que o colaborador se enrolasse em modalidades não saudáveis de crédito. Isso porque, o gasto  é feito pelo funcionário em uma farmácia conveniada e é descontado apenas uma coparticipação do seu salário no dia do pagamento.

Evita assim, que ele recorra ao crédito e fique mal endividado.

5) Clube de descontos

Muitas empresas oferecem convênios comerciais com lojas de roupas, calçados, eletrônicos, academias, etc.

Do lado da empresa, o ponto positivo desse benefício é que ele não representa um desembolso de capital — é uma parceria entre empresas. Já os funcionários conseguem economizar em produtos e serviços.

 

 

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Portal Exponencial

Escrito por Portal Exponencial

Portal Exponencial
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010