Revolucionando o empréstimo no Brasil
Creditas
Creditas
Economia

Energia, pré sal: confira os principais assuntos desta quarta

Os destaques de economia para você começar o dia bem informado

Escrito por Portal Exponencial em 06.11.2019 | Atualizado em 06.11.2019

  • 0 Likes

Energia

Em evento de comemoração pelos 300 dias de governo, o presidente Jair Bolsonaro assinou projeto de lei que prevê a privatização da Eletrobrás. Pelo texto, que tem de passar agora pelo Congresso, a União ficaria com uma participação de cerca de 40% do capital – perdendo o controle da operação – depois de um processo de capitalização da empresa. A Eletrobrás é a maior companhia do setor elétrico da América Latina, de capital aberto, e tem hoje como acionista majoritário o governo federal. O governo Temer chegou a enviar uma proposta de privatização da companhia no ano passado, mas o PL não deslanchou.

Leilão

O Brasil realiza nesta quarta-feira, a partir das 10:00, o que pode ser a venda de campos de petróleo mais cara do mundo, com todos as atenções voltadas para quem levará o campo de Búzios. Exxon Mobil Corp. e Royal Dutch Shell Plc estão entre as empresas escolhidas para concorrer a quatro áreas em águas profundas conhecidas como reservas de cessão onerosa, no coração do pré-sal.

Senado

Com o texto principal da reforma da Previdência aprovado pelo Congresso, o governo tenta agora retomar a tramitação da chamada PEC paralela. Embora alguns parlamentares estejam céticos sobre a aprovação do texto ainda este ano, nesta quarta-feira 6 a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve apreciar o projeto, que em seguida vai para o plenário da casa e depois para a Câmara. O Projeto de Emenda à Constituição trata, principalmente, da inclusão de estados e municípios nas regras de aposentadoria contidas reforma geral. O texto foi uma alternativa encontrada por senadores para promover mudanças na reforma da Previdência sem alterar o texto principal da proposta por meio de emendas, o que teria estendido a tramitação.

FGTS

A comissão mista da Medida Provisória (MP) 889/2019 aprovou o relatório preliminar da matéria que criou a modalidade de saque-aniversário nas contas vinculadas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O texto precisa ser votado nos Plenários da Câmara e do Senado. A MP prevê que os trabalhadores poderão optar por sacar um percentual dos saldos de suas contas do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário. Editada em julho, a proposição permitiu aos trabalhadores com contas vinculadas ao fundo um saque imediato de até R$ 500. Contudo, o projeto de lei de conversão apresentado pelo deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) amplia esse valor para R$ 998 (valor atual do salário mínimo), como forma de reaquecer o consumo e a economia.

Tecnologia

A empresa de produtos eletrônicos Xiaomi anunciou o Mi Watch, seu novo relógio inteligente e o novo concorrente para o Apple Watch, da Apple. O relógio, que é o primeiro smartwatch da marca chinesa, chegará às lojas a partir da próxima semana na China e a estimativa é que custe o equivalente a 185 dólares (aproximadamente 740 reais). O aparelho, que vem em duas opções de cores – preto e cinza -, possui uma tela AMOLED de 1,78 polegadas. Seu display, assim como o dos mais recentes relógios da Apple, também fica permanentemente ligado e utilizando o modo de baixa energia, para economizar bateria. A parte de baixo do dispositivo, que é revestida por cerâmica, guarda os sensores de monitoramento e é a parte que fica em contato direto com a pele. Em tamanho, possui 44 milímetros e abriga microfones e alto-falantes próprios.

Receba conteúdos exclusivos

Não perca nenhuma novidade, assine nossa newsletter.

  • 0 Likes
Portal Exponencial

Escrito por Portal Exponencial

Portal Exponencial
Revolucionando o empréstimo no Brasil

Quem somos

As transformações do mundo exigem cada vez mais de nós. Mais funções, mais responsabilidades, mais conhecimento. Mais, mais e mais. Mas o que Creditas e Exponencial têm a ver com isso?

Somos movidos por fazer a diferença na vida das pessoas. Se vivemos o tempo das informações ilimitadas, é nossa função criar e filtrar diferentes conteúdos aos nossos leitores, para que o conhecimento financeiro deles cresça exponencialmente.

Exponencial. Informação é fonte de crescimento.

A Creditas é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos. Como correspondente bancário, seguimos as diretrizes do Banco Central do Brasil, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Creditas Soluções Financeiras Ltda. é uma sociedade limitada registrada sob o CNPJ/MF 17.770.708/0001-24, com sede na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, 12º andar Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04571-010